Em busca de uma dança dos gêneros

EF Jazz Company, de Curitiba, apresenta o premiado espetáculo “Entre o Véu das Vozes” neste sábado (8), no Teatro Mãe de Deus

Assessoria de Imprensa

De que forma homens e mulheres se comportam em suas atitudes cotidianas? Como os corpos reagem à feminilidade e à masculinidade? A partir de improvisos sobre conceitos de força e fragilidade relacionados aos gêneros, a companhia EF Jazz Company criou o espetáculo “Entre o Véu das Vozes”, que será apresentado este sábado (8), às 20h30, no Teatro Mãe de Deus, dentro da programação do 14º Festival de Dança de Londrina.

A diretora Eliane Fetzer vem trabalhando com a EF Jazz Company a contemporaneidade do corpo. Partindo de uma proposta mais sensível, buscou descobrir de onde vem a força do masculino e do feminino. Para isso, ela propôs aos bailarinos escutar o outro, ouvir as vozes que circulam entre seus corpos.

Ao voltar a atenção para a autonomia do processo e para uma composição em jazz, o modo de olhar para o artista e para a própria dança foi intenso. O resultado da investigação apontou para a força do corpo como um todo, destacando o poder das mãos, a força do olhar e a sensibilidade corporal entre os 16 bailarinos que estão no palco.

O cenário criado pelo londrinense Gelson Amaral traz véus retorcidos que, com os jogos de iluminação, lembram estruturas orgânicas. Vozes ecoadas entre esses véus provocam perguntas e questionamentos internos sobre as relações estabelecidas entre gêneros.

Desde o ano 2000, a companhia curitibana EF Jazz Company percorre festivais competitivos, acumulando prêmios e menções. Há dois anos, o grupo passou a produzir espetáculos com pesquisa na linguagem do jazz em suas variações lyrical, modern e contemporâneo. 

“Entre o Véu das Vozes” é uma das montagens dessa nova safra, que traz como marcas o vigor, a fluidez dos movimentos e o foco no tronco e nos braços arredondados. A montagem foi premiada com o 1º lugar no Festival de Dança de Joinville 2016, categoria Jazz Conjunto Sênior.

 

Serviço:

Entre o Véu das Vozes

EF Jazz Company (Curitiba-PR)

Dia: 8 de outubro (sábado)
Horário: 20h30
Local: Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 10,00 | R$ 5,00 (meia-entrada). Pontos de venda: Secretaria da Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380), loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 - loja 3) e loja Kinise Dancewear (Boulevard Londrina Shopping – Loja 256 / 2º Piso). Uma hora antes da apresentação, a bilheteria será aberta no Teatro Mãe de Deus.

 

O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), da Caixa Econômica Federal e do Teatro Mãe de Deus. O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart. Apoio: FranceDanse Brasil 2016, Institut Français, Embaixada da França no Brasil, Shop Ballet/Só Dança, Kinise Dancewear, Pastel Mel, Usina Cultural e Rádio UEL FM.